Educação para saber fazer, saber ser.

Nosso processo de ensino aprendizagem fundamenta-se nas modernas teorias da construção do conhecimento; através de relações mediadoras de aprendizagens significativas oportunizamos ao educando atividades cognitivas, físicas, afetivas e espirituais que possibilitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades, através de conteúdos conceituais (saber), procedimentais (fazer) e atitudinais (ser), com a finalidade de formar integralmente o aluno. Nossos fundamentos pedagógicos e metodológicos estão expressos a seguir.

 

Pedagogia Preventiva

Valorização da vida humana como dom a se desenvolver. Manifesta-se através do cultivo dos seus aspectos positivos, favorecimento da auto-estima e a aceitação da vida como dádiva. A pedagogia preventiva surgiu da convicção da presença de energias do bem no coração de jovens e crianças.

 

Pedagogia Integradora

Reconhece a dignidade da pessoa e projeta a ação educativa em todas as suas dimensões: inteligência, vontade, caráter, sentimentos, capacidades físicas e psicológicas, consciência moral e religiosa. Isto supõe processos educativos que abrangem na pessoa: possibilidades e capacidades; multiplicidade de suas relações consigo e com os outros, com a natureza e com Deus; a diversidade das etapas de seu crescimento; os aspectos e níveis de suas atividades, de forma a atender inclusive às suas necessidades básicas.

 

Pedagogia da autonomia e da liberação

Capacita a pessoa a tomar decisões à luz de valores firmes e a assumir responsavelmente as consequências dessas decisões. Este conceito sugere que a pessoa é capaz de autodireção, de escolha, ou seja, de liberdade para fazer o que deve e querer o que faz. Essa liberdade humana é condicionada pelas circunstâncias, mas é também fundamentada na liberdade de Deus que cria o ser humano à sua imagem e semelhança. Promove no educando a humanização para libertar-lhe de tudo aquilo que não lhe permita ser verdadeiramente pessoa, reconhecendo a importância dos limites no exercício da própria liberdade. Considera que a pessoa tem que descobrir-se e conquistar-se como sujeito de seu próprio destino histórico.

 

Pedagogia da Presença e do Acolhimento

“Deus nos dá por companheiras as crianças. O Senhor as confiou ao nosso cuidado. Velemos dia e noite por elas, seja esta nossa ocupação cotidiana, o objeto de nossas insônias e de nossos mais ternos cuidados”. (Madre Carmen Sallés)

A acolhida é uma atitude constante do educador diante de seus alunos e dos alunos diante de seus colegas. Apresenta-se nas posturas, ações e relações do dia a dia da convivência escolar. O interesse do educador pelo bem estar do aluno, especialmente o ausente, o doente e o que se encontra em alguma necessidade, o atendimento dedicado e a orientação adequada a cada um, seu incentivo à ajuda mútua entre os alunos, constituem alguns dos sinais concretos dessa atitude.

 

Pedagogia Motivadora

Oferece motivações profundas inerentes a cada etapa do desenvolvimento dos alunos. As motivações válidas que favorecem o amadurecimento sãos as que, em nosso processo educativo, ajudam o educando a superar-se para crescer, desenvolver suas potencialidades e solidificar sua auto-estima.

 

Metodologia dos gestos humanos como sinais de amor

Parte do princípio que a pessoa é originariamente criada para a comunhão. Expressa-se numa atitude de diálogo, doçura e simplicidade, ternura e fortaleza, solicitude e dedicação, na capacidade de realizar um trabalho em equipe. O Educador Concepcionista é chamado a manifestar o amor de Deus, sempre disposto a tomar a iniciativa para um amor fraterno e universal.

 

Metodologia do exemplo como a melhor forma de educar

“Os exemplos de vida falam com mais clareza do que as palavras.” Madre Carmen Sallés

É importante viver bem e contagiar. O educador concepcionista tem consciência de que o exemplo é a melhor forma de educar.

 

Metodologia da educação personalizada

A educação personalizada considera o aluno como o centro da ação educativa, acolhe-o como é e ajuda-o a crescer. Expressa-se na capacidade de interagir com os alunos numa comunicação autêntica, amar a cada um em sua diversidade, acompanhar cada aluno em seu processo de maturação como pessoa, ajudar o educando a tornar-se um ser humano feliz e unificado.

Madre Carmen Sallés baseou sua metodologia na atenção personalizada aos educandos por perceber que são diferentes em interesses, capacidades, estágios de aprendizagem, motivações, cultura, tempo de assimilação, necessidades educativas e de integração; que exigem a adaptação do método de ensino às suas características individuais.

 

Metodologia criativa, empreendedora e ética

É uma exigência que requer abertura à realidade científica, cultural, social e religiosa. Consiste em recriar o que se recebe com respostas originais. A educação empreendedora que propomos desenvolve competências exigidas na atualidade com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de uma sociedade pautada nos valores éticos, morais e espirituais. A metodologia pautada na ética capacita o educando para respeitar os direitos do ser humano, para viver a cidadania, o respeito pelas minorias, a conservação da vida e da natureza, para assumir com responsabilidade sua liberdade individual.

Desenvolve-se através da participação ativa e no trabalho em colaboração com outros educadores; na educação sistemática e no trabalho além da sala de aula; no planejamento; integração global dos distintos recursos educativos; através da constante preparação profissional, da flexibilidade, da reflexão e da análise.

 

Metodologia de Estilo Celebrativo

A marca de “Família Concepcionista” é vivida em ambientes serenos, estimulantes e alegres, onde é possível a manifestação festiva e criativa da pessoa e da comunidade, como forma singela e natural de desenvolver e fortalecer o imaginário coletivo.  Cenário de alegria e beleza, de encontro com a interioridade, o favorecimento do encontro com o outro, compõem uma educação marcada por Estilo Celebrativo. Origina-se da aspiração em educar antes de instruir, com um sentido estético, ético e transcendente que desenvolve a criatividade, a abertura ao outro e à comunhão entre todos os membros da comunidade educativa.